Ficha de projeto

Compete 2020 - Portugal 2020 - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional
  • Designação do Projeto – AGRIEXPORT
  • Código do Projeto – 014839
  • Objetivo principal – Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas
  • Região de Intervenção – Centro e Alentejo
  • Entidades beneficiárias:
  • INOVCLUSTER - Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro;
  • ANIMAFORUM – Associação para o Desenvolvimento da Agro-Indústria.
  • Data de aprovação – 18-01-2016
  • Data de início – 01-01-2016
  • Data de conclusão – 31-12-2017
  • Custo total elegível – 795.554,25€
  • Apoio financeiro da União Europeia – FEDER: 676.221,12€
Síntese de projeto
O AgriExport é uma iniciativa de promoção internacional e de capacitação das PME’s do setor agroindustrial com o objetivo de promover o aumento das exportações e incrementar o reconhecimento internacional coletivo dos bens produzidos no setor agroindustrial português, com especial enfoque nos mercados de destino do projeto (Alemanha, Argélia, Bélgica, Brasil, Colômbia, Dinamarca, Dubai, Espanha, EUA, Finlândia, França, Marrocos, México, Moçambique, Panamá, Peru, Polónia e Reino Unido), potenciando desta forma a internacionalização das PME’s do setor agroindustrial por via da promoção coletiva, da disponibilização de informação específica e atual sobre esses mercados e do estabelecimentos de parcerias de cooperação e coopetição entre agentes dos vários mercados que se revelem potenciais facilitadores da internacionalização das PME’s portuguesas.

Principais ações previstas:

  • Realização de estudo para levantamento das condicionantes de entrada dos produtos alimentares nos mercados: UE, Brasil, Colômbia, EAU, EUA, Marrocos, México, Panamá e Peru;
  • Realização de roteiro de distribuidores/retalhistas de produtos agroindustriais Portugueses na Europa;
  • Realização de estudo de produtos étnicos (Kosher + Halal);
  • Criação de portal do projeto para divulgação das atividades realizadas e a realizar;
  • Realização de missões inversas de importadores e opinion makers do Reino Unido, Alemanha, Espanha, México, Colômbia, Panamá e França, Brasil e Peru a Portugal;
  • Organização de Evento Internacional de Negócios - AGRIBUSINESS 2017;
  • Realização de ações de prospeção e promoção dos setor agroindustrial português, visando a promoção e valorização da oferta agroindustrial nacional nos mercados: Emiratos Árabes Unidos, Luxemburgo, Dinamarca e Finlândia;
  • Realização de mostra promocional de produtos no mercado Polaco;
  • Exposição nas feiras internacionais: FACIM 2016 – Moçambique; Feira Expo alimentária Peru 2017 – Perú; Feira FoodExpo-Argélia 2017 – Argélia; Feira Natural & organic products Europe – London 2017 – Inglaterra;
  • Promoção internacional em espaços media internacionais.
Resultados

As atividades do projeto pretendem potenciar o aumento das exportações do setor agroindustrial da região Centro e Alentejo, através da:

  • A) Capacitação das empresas para uma internacionalização mais eficaz e com maior valor acrescentado, sobretudo vocacionada para segmentos mais qualificados da procura nos mercados internacionais e com a promoção da utilização de ferramentas de marketing mais sofisticadas que valorizem fatores imateriais de diferenciação do produto;
  • B) Prospeção de novos clientes e parceiros e disponibilização de conhecimento sobres estes;
  • C) Promoção internacional da imagem de qualidade dos produtos do setor agroindustrial das regiões.
AgriExport